Origem do apelido do futebol
Amantes e não amantes do futebol já devem ter ouvido locutores e comentaristas de rádio e TV chamarem este jogo, considerado a "paixão nacional dos brasileiros", de "esporte bretão". Mas qual seria a origem desta expressão? Existem muitas controvérsias: a tese mais aceita quanto à origem do futebol é a de que o esporte foi criado pelos ingleses. A Inglaterra faz parte da Grã-Bretanha, o que nos faz supor que o esporte é bretão justamente porque é da Grã-Bretanha. Mas o adjetivo relativo à Grã-Bretanha não é britânico?
No dicionário Aurélio, encontra-se no verbete "bretão": "1. De, ou pertencente ou relativo à Bretanha (França). 2. O natural ou habitante da Bretanha. 3. O idioma desta província francesa." O dicionário também diz que o feminino é "bretã".
E agora? Se o esporte é da Grã-Bretanha, como pode ser bretão, se bretão é da Bretanha, região da França? Que confusão! É por isso que em qualquer caso é sempre bom consultar mais de um especialista. O velho dicionário de Caldas Aulete informa que bretão, além de ser tudo o que diz o Aurélio, também é equivalente a britânico, ou seja, relativo à Grã-Bretanha.
Retirado de: http://intervox.nce.ufrj.br/~edpaes/curiosa.htm (como prometi no meu 1º post eu copio, mas divulgo a fonte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário